quinta-feira, 16 de agosto de 2012


CAMPANHA ELEITORAL


Estamos em plena campanha eleitoral.
Campanha eleitoral que mais agita a cidade é a das autoridades locais, porque envolve todos os cidadãos, que irão escolher os seus representantes.
A eleição de representantes do povo numa verdadeira Democracia, no início, era feita por escolha em aberto, numa reunião de toda a comunidade, que nomeava oralmente, os mais competentes para dirigi-la.
Daqueles tempos remotos, em que se escolhiam realmente os mais competentes, só restou o processo de eleição, que hoje é feito via máquinas eletrônicas, que podem ser manipuladas, como foi comprovado até dentro do próprio Congresso.
Costuma-se dizer que, a Democracia Representativa é a melhor forma de governo. Eu acredito que já foi a melhor forma, porque hoje a Democracia  está corrompida  e apodrecida irremediavelmente. Virou um sistema que tudo permite, tudo releva, e tudo aceita, alegando que isso é democracia. A começar pela própria campanha. Virou “dá cá, toma lá”, infelizmente.
É preciso com urgência, criar uma forma de campanha saudável, limpa e inteligente. Campanha que não irrite os eleitores e, que seja realmente uma forma de mostrar para todos, os pleiteantes a um cargo público.
Em Mirandópolis, o cidadão Mauri Vieira Alves costuma colocar na calçada, uma tabuleta com os santinhos dos candidatos, de todos os Partidos Políticos, durante o período pré-eleitoral. E após a eleição, ele expõe só os santinhos dos eleitos. Acho formidável essa ação cidadã, que participa do processo político de forma respeitosa e democrática.
Ora, por que não copiar esse modelo? Como? Fácil! É só colocar em lugares estratégicos, telões eletrônicos com as fotos e os nomes e números de todos os candidatos, de todos os Partidos. Todos os candidatos seriam tratados igualmente, sem privilegiar uns mais que outros.
Não haveria necessidade de se gastar com panfletos e santinhos, que só servem para sujar a cidade e entupir bueiros. Além do mais, não se gastaria tanto papel, poupando milhares de árvores da maltratada Mãe-Terra. Seria ecologicamente correto. E todo mundo respiraria melhor.
É claro que os candidatos poderiam ainda percorrer as casas dos amigos, pedindo o voto. Mas, os que já estão engajados na sociedade, prestando serviços voluntários à comunidade nem precisariam fazê-lo. Haveria economia de tempo, de cansaço, de sofrimento da parte dos candidatos, e também dos eleitores, que muitas vezes, não estão a fim de escutar a lengalenga de certos candidatos.
Seria uma forma única de anúncio de candidaturas, que funcionaria durante todo o tempo anterior à eleição. O benefício imediato seria a extinção da poluição nos muros, que só enfeiam a cidade. E não haveria carros de som anunciando tanta bobagem, que chega ao despropósito de endeusar candidatos, até então desconhecidos da comunidade.
Mas, se os telões estiverem fora de cogitação devido aos custos, pode-se adotar os painéis eletrônicos, como os que há no Velório Municipal, anunciando a hora dos féretros.
Daí, o candidato pergunta: “E onde coloco o que já fiz pela comunidade?” Bom, se ele fez algo pela comunidade, esta saberá de alguma forma e retribuirá votando nele, sem que precise ficar “cobrando pela obra”. E então, ele, candidato perceberá que de mãos vazias, ninguém irá escolhê-lo, porque como alguém vai depositar sua confiança em alguém que nunca, jamais se interessou pela comunidade?
Nesses tempos modernos, há que se pensar em outra forma de campanhas eleitorais. Essa forma de pintar os carros, colocar tabuletas nas esquinas que só atrapalham os transeuntes, sujar os muros das casas, distribuir “santinhos” já está ultrapassado. E mais ainda, as pregações sonoras, que ninguém escuta e não servem para nada.
Já está passando da hora de inovar as campanhas eleitorais, porque todo mundo sabe que, tudo que se fez até agora para “dobrar” eleitores é muito chato e inconveniente.
Todos nós estamos enjoados e cansados dessa forma de ser cerceados por “amigos”, que de repente, se tornam gentis e atenciosos só para nos empurrar seus “santinhos”.
Haja PACIÊNCIA!
Gostaria, de verdade, ver algum candidato adotar os painéis eletrônicos, ou outra forma inovadora de propaganda eleitoral, que seja limpa, simples e politicamente correta.
Acho que, todos nós eleitores, merecemos.

Mirandópolis, 13 de agosto de 2012.
Kimie oku in cronicasdekimie.blogspot.com


7 comentários:

  1. Kimie, você acha que esse país é perfeito. Eles lá de cima já dão mau exemplo, veja que está acontecendo no STJ, não podemos esperar nada de nossos políticos a gente apóia uma idéia só, mas uma andorinha não faz verão tudo fica em vão e nada será feito, só remediado. Ontem tive a prova disso, fecharam o posto de atendimento em Araçatuba para deficientes auditivos, levei minha mãe que já fazia acompanhamento lá, dei com o prédio fechado, imagina fechar um lugar de amparo aos mais necessitados, disseram que dispensaram os funcionários e fecharam, sem dar uma explicação viável mandou procurar o centro de saúde mais próximo. Pronto fim, nada mais a dizer.

    ResponderExcluir
  2. Dinho, se eu achasse esse país perfeito não perderia tempo levantando questões para despertar conciências. Acho que há muito que consertar. E sinto muito pelo que fizeram a sua mãe. Realmente, os governantes tomam decisões sem pensar no sofrimento do povo. E é isso que revolta. Mas, nós também somos responsáveis por engulir tudo e ficar calado. Por isso, bato na mesma tecla, pedindo que os anunciantes respeitem nossos ouvidos, baixando o volume do sons de carro nas ruas, não enchendo nossas caixas de correio com santinhos, não atravancando as calçadas com propaganda política. Se temos chance de crescer e melhorar, por que temos que agir sempre como país de 4º mundo? Não é mesmo, Dinho Resler?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kimie, meu raciocínio não foi de que você achasse esse país perfeito, pelo contrario imperfeito, por isso que vemos essas bandaleiras e vamos fazer o que? A senhora ta muito certo de falar, escrever, também acho e apoio a idéia senão como ficaria isso se não contestamos. Apoio e sempre apoiarei suas palavras. Abraços.

      Excluir
    2. Dinho, muito obrigada pelo apoio de sempre. Sabe, a gente tem que fazer sempre algo para melhorar a vida de todos. E como disponho de um espaço no jornal, tento despertar as consciências dos cidadãos. Você reparou que o som de anúncios de rua está mais baixo? E "Mil Decibéis" é uma das crônicas mais lidas. Espero que a "Campanha Eleitoral" toque os corações de nossos candidatos. Valeu, Dinho! Um abraço.

      Excluir
  3. Despertar consciências, eis a atitude cidadã.
    Parabéns cidadã Kimie Oku!!!

    Abçs,

    Lupércio Ailton

    ResponderExcluir
  4. . Cidadã Kimie, você tem o nosso apoio. Essa campanha é a que mais agita a cidade e, também, é a mais porca.

    . Cansei de políticos que só fazem politicagens.

    . A atitude do Mauri é para ele " ficar bem " com todos e estes não virem encher o seu saco na hora dos seus afazeres ( ninguém paga seus impostos, suas contas, etc... ).

    . Os amigos mais chegados sabem de sua posição: " Neguim safado com ele não tem vez ".

    Abração.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para melhorar este nosso país, basta cuidarmos das pequenas coisas que incomodam tanta gente. E é isso que tentamos fazer com as crônicas. Infelizmente, nunca tenho retorno dos políticos a quem endereço minhas queixas. Ou não lêem porque conhecem minha postura, ou se fazem de cegos e ignorantes para não enfrentarem um questionamento verdadeiro. Mas, não desisto! Com o apoio de amigos como vocês, que pensam como eu, vou escrevendo, escrevendo. Obrigada pelo apoio, Lupércio e Lissinho.

      Excluir