quarta-feira, 1 de agosto de 2012


Welcome Peter! By Canary
Crônica de boas vindas, ao neto Pedro do amigo Ademar Bispo da Silva

Olá Pedro! Aqui é o seu tio-avô Canário, aquele que seu avô Bispo disse não ser pássaro. Realmente não sou, mas atualmente ando com as asas meio baixas, com poucas penas na cabeça e com as penugens do bigode mudando de cor.
Seu avô é apenas Bispo e tem um amigo Padre. Sabe Pedro, teve um pescador chamado Simão, mas JESUS CRISTO, o filho único de DEUS, quando o encontrou deu-lhe o nome de Pedro e o fez seu discípulo e depois dele se tornar o primeiro Papa da Igreja Católica, recebeu a santificação, passando a ser chamado de SÃO PEDRO. Esta história, se o seu avô não contar para você, será bem provável que sua mamãe a contará e se ela se esquecer, aprenderá sozinho ou na escola e, saberá, um dia, que DEUS é maravilhoso e pai de todas as pessoas deste mundo.
Pedro, esse negócio de seu avô Bispo se emocionar, ficar com raiva e chorar é antigo, você precisa ver como ele reagiu quando um garoto bateu nele com uma cinta. Tudo aconteceu porque fomos numa rua paralela à Rua de Baixo jogar bobinho ou joão-bobo”- ( uma brincadeira de futebol ) contra o Laurentino, Nenê e esse garoto que era o dono da bola.  Seu avô, o Rosa Branca e eu pusemos o garoto na roda e como ele não conseguia reaver a bola, ficou nervoso e deu uma cintada no seu avô. Se não me engano, seu avô foi até a casa da vó Floripes, pegou um cabo de vassoura e sentou no garoto, que correu a pedir socorro à avó dele que veio e quase acertou o vô Bispo. Depois foi uma confusão geral... vô Acursio apareceu na área, houve bate-boca de adultos, etc... etc... O garoto morava com a mãe e avó no cortiço do Nino Veroneze.
Outra de seu avô Bispo, que sua tia ou sua mãe poderá lhe confirmar, foi ele tomar bastante daquela água que passarinho não bebe, lá na Praia das Astúrias no Guarujá, e ficar pior do que anu no fio. Atravessou a avenida da orla amparado, e acordou depois de muitas horas na Colônia de Férias e, ainda meio doidão, não se lembrava quem tinha pago a conta ao homem do carrinho de batidas. Apagão bem pior do que o do seu tio-avô Canário. Coisas de bebuns alegres, viu?
Ah, Pedro! Vô Bispo te contará muitas histórias e com certeza na sua maioria, ele irá citar o meu apelido. Isto, porque apesar de ele ser cinco anos mais velho, convivemos bons tempos na Rua de Baixo, roubamos frutas da chácara do velho Vicente, jogamos pelada de rua, fomos campeões de futebol de campo pelo 3M num campeonato da cidade e de futebol de salão (futsal) na quadra do CAM  -  ele pelo Colégio e eu pela Seleção Bancária, defendemos a seleção de futsal da cidade e, por fim, vivíamos aprontando e jogando baralho e conversa fora, com os  amigos  Tocó, Piau,  Dedé, Coca, Dudu, Pi, Sola, etc, etc...
Pedro, preste bem atenção no que o tio-avô Canário vai afirmar - o relacionamento entre os verdadeiros amigos é coisa preciosa e nunca acaba, e é por isso que a minha conversa e amizade com o teu avô é interminável.
Leia só o que o seu avô escreveu pra mim na Comunidade do Orkut  -  (nasci em Mirandópolis) :  Canário, ao ver  Lembranças de Mirandópolis  e ler  Eu sou amigo desse cara aí de cima  me deixou emocionado. Parece-me que agora somos mais amigos, será que é a distância, a idade ou a maturidade? Não importa, o que importa é que somos amigos. Abraços, Bispo.
Pedro... Vou te confidenciar uma coisa que só seu avô e um cara chamado Ronnie Von (cantor e apresentador de TV) fizeram:  –  A certa altura de suas vidas tornaram-se mãe de gravata. É... essa parte foi sofrida para o vô Bispo, mas teve suas recompensas... Resume-se no amor maior que ele sente por sua mãe e sua tia e, pela sua priminha Clara e por você, que são seus netos.
Sabe Pedro, por tudo que o seu avô já passou, (agora sou eu o emocionado) ele merece hoje e sempre, aquilo e muito mais do que imaginou um dia ter e desfrutar. Seu avô Bispo é uma pessoa admirável, e eu gosto muito dele.
Tenho certeza absoluta que, quando você apontar a cabecinha para a Serra do Japi, aí em Jundiaí onde também nasceu minha filha Juliana, e encantar a todos com o seu choro, receberá de volta um uníssono...
WELCOME HOME, PETER!
ou em nossa língua
SEJA BEM-VINDO A NOSSA CASA, PEEEEDRÔ!!!
Daí para frente, será só alegria para todos.
PARABÉNS E UM FORTE ABRAÇO AO VOVÔ DEMÁ!!!
 Ulisses Silva Lacerda escreveu esta crônica para o neto do amigo Ademar Bispo.  Hoje, o garoto está para completar 3 anos de idade.

3 comentários:

  1. Esse Canário sabe aprontar, até nas cronicas, parabens pela sabedoria das palabras, outra o Rosa Branca era de raça negra não??? lembro dele mas vagamente, meu irmão Biba falava muito dele. Vou saber com meu irmão. Abraços Bispo, Canário e &¨.

    ResponderExcluir
  2. Ulisses Silva Lacerda, o Canário, cá prá nós, é de uma sensibilidade à toda prova tanto na forma de observar fatos e pessoas quanto na forma de traduzir essas observações.
    Parabéns Canário! Se a emenda como diz o ditado ficou melhor que o soneto, parabéns pela emenda e continue emendando mais e mais porque assim voce deliciará a todos que o lerem.

    Abçs,

    Lupércio Ailton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo incentivo, LUPA - Lupércio Ailton Nery Palhares.

      Vindo de você, um cronista juramentado, é por demais elogioso.

      Grande e afetuoso abraço.

      Excluir