segunda-feira, 21 de outubro de 2013



                               Três anos cirandando

       No dia 15 de outubro de 2010, na Cozinha Caipira realizamos o primeiro Encontro da Ciranda.

       Naquele dia, estavam presentes o senhor Mário Varela, a Ana Maria Jacomelli, o Egídio Vicente, o Mílton Lima, a Ikuko Kazi, a senhora Mary Magro e a jovem Poliana Ventura, que abraçaram a minha ideia de, proporcionar uma tarde de alegria para os idosos, que vivem sozinhos nesta cidade.
         Ao primeiro encontro conseguimos levar o Professor Walter Sperandio, acompanhado da professora Rachel e mais uns dez idosos que aceitaram o convite.
       Tivemos uma tarde maravilhosa, em que brincamos de  cirandar, cantamos com o senhor Pedro Squinca alternando-se com o senhor José Olynto ao violão. Ao final do dia estava  decididamente estabelecido o Grupo Ciranda, porque todos pediram mais encontros.
        De lá para cá se passaram três anos. E durante esse tempo, perdemos a dona Luisinha Cury, o senhor Egídio Vicente, a dona Lurdinha Codonho, a dona Maria Menegatti, o senhor Jorge Cury, o Professor Aristides Florindo e o Professor Walter Víctor Sperandio, que foram cirandar no céu...  E do Grupo de Apoio perdemos o senhor Varela, a Ana Jacomelli, a Poliana, a Chiquinha e o Mílton, que por mudança de residência e motivos outros, deixaram de participar.
      Mesmo assim, outros voluntários foram aderindo e apoiando o Grupo, como a Professora Flora, o seu Albertino Prando e dona Cleuza, que nos cederam a Chácara para os Encontros, a Jane Meire Chossani, sua mãe dona Fermina e o Osvaldo Valverde que cozinham muito bem, o Professor João Torrente, que está sempre disposto a conduzir os convidados para suas casas, e o Professor Gabriel, que também é uma pessoa preocupada com o bem estar das pessoas, que vivem sós. Outro colaborador que é pau para toda obra é o senhor José Maria de Carvalho que, juntamente com a esposa Isabel estão sempre disponíveis para ajudar o Grupo.
     
   E assim, cirandando, brincando, brincando, cantando, declamando e conversando muito, o Grupo se firmou e chegou aos três anos de existência. Três anos de muita alegria, amizade e de convivência solidária nos encontros mensais.

        O Grupo Ciranda não é um clube social para por em destaque pessoas da cidade. É apenas um grupinho de amigos, que se preocupam com os velhinhos que vivem sós, sem amigos ou parentes para conversar e conviver. Nas reuniões não se fala de religião, nem de política e não se cobra nenhuma taxa. Quem participa para ajudar tem que ser voluntário, doando seu tempo, ter disponibilidade para conduzir os convidados e doar lanches de vez em quando. É um grupo simples, sem luxo, onde todos são iguais e o que manda é o carinho e a gentileza para com os idosos. E temos orgulho imenso de proclamar que, comemoramos nesse último sábado, dia dezenove de outubro os três anos da Ciranda. Fizemos um almoço, a que compareceram cerca de cinquenta pessoas. A festa começou ao meio dia e só terminou ao por do sol.
      O destaque do dia foi uma exploração da matinha ciliar que circunda a Chácara, para um futuro piquenique da Ciranda.
         E no mês que vem tem mais!
        

         Mirandópolis, outubro de 2013.
         kimie oku in http://cronicasdekimie.blogspot.com.br/



Um comentário:

  1. Parabéns pela amorosa iniciativa da 'Ciranda" e pelo caprichoso blog onde compartilhamos a sua emoção. Um beijão.

    ResponderExcluir