sábado, 21 de outubro de 2017

      Boicotar Santander?
      
      Volta e meia recebo sugestões para minhas crônicas.
      E geralmente acato as ideias, que acabam sendo bastante lidas.
     A última sugestão foi a de boicotar o Santander por ter patrocinado aquele Museu do Sexo. Pelo que vi, o que causou maior indignação foi a performance de um ator completamente nu para ser tocado por adultos e crianças... Nu em Arte é reconhecido mundialmente, e há nus e nus... Apolo, Afrodite... Que são belíssimas obras de arte de outros tempos.
   A apreciação artística atual mudou muito, mas o que é belo continua sendo belo e o feio continuará sendo feio. Há telas que venceram os tempos e são apreciadas até hoje. De Monet, de Rembrandt, de Van Gogh, de Picasso... Imortalizaram para sempre esses pintores pela sua genialidade em pintar.
      O estranho nesse Queermuseu patrocinado pelo Santander é que tinha um objetivo: generalizar o terceiro sexo e instituir a aceitação das relações diversas do Macho/Fêmea. Acredito que isso não se pode fazer assim, como uma instituição. Depende da capacidade de cada um de ver, sentir e aceitar essas relações. Não é pelo toque de um macho alfa e nem pela apalpação de uma fêmea maravilhosa, que se mudará a visão e o conceito das pessoas. Se assim fosse, melhor seria instituir o nudismo de vez, onde todos agem naturalmente sem preconceitos. E respeitosamente.
      Então, o fracasso da Exposição não se deve apenas ao preconceito das pessoas. É bem verdade que muita gente se indignou com a exposição e com a presença do jovem nu. Mas, o problema maior está em querer forçar as pessoas a mudarem de atitude só pela visão do nu e sua apalpação. Porque, mesmo os adeptos desse tipo de arte ficariam constrangidos e incomodados se, seus filhos pequenos e adolescentes deixassem que outros os apalpassem nas partes íntimas... Disso tenho certeza absoluta. Aceitariam que suas esposas também fossem molestadas?
      E de acordo com a análise do Ministério Público do Rio Grande do Sul, que condenou a Exposição, o objetivo explícito era erotizar a criança com doutrinação amoral, além de estimular a zoofilia... Não houve restrição de idade para a visitação. Escolas levaram crianças para verem as imagens de sexo de dois homens, sexo a três e sexo utilizando animais... Além de imagens que agrediam sentimentos religiosos das pessoas... Jesus Cristo com os braços da deusa pagã Shiva... Hóstias com inscrições ofensivas...
    O Santander, um dos Bancos mais poderosos do mundo patrocinando uma coisa dessas, jogando fora oitocentos mil reais pela Lei Rouanet é algo que incomodou muita gente. E graças aos protestos nas redes sociais, o Queermuseu cerrou as portas antes do prazo. Mas, o estrago já foi feito. Muitas crianças devem ter ficado com aquelas imagens para sempre em suas cabeças inocentes...
      Bom, voltando ao tema dessa crônica, um amigo me pediu para lançar uma campanha contra o Santander, pedindo aos amigos e gente séria preocupada com as crianças, que boicotassem essa Agência financeira. Pensei muito no assunto. E tive que discordar do amigo.
 O Banco e seus milhares de funcionários não devem ser punidos com desemprego nesses tempos difíceis, porque a maioria nem soube que estava ocorrendo o absurdo dessa Mostra. A responsabilidade é do Departamento Cultural do Santander. Esse sim, deve ser punido. E também os que estendem a proteção da Lei Rouanet a torto e a direito. Acredito que, mesmo a atriz Fernanda Montenegro e outros famosos que defenderam a Exposição alegando evolução de ideias, ficariam muito constrangidos se seus netos praticassem sexo com animais.
E aí está o meu pensar.
Espero, meu amigo que entenda minha posição.
Mirandópolis, outubro de 2017.
kimie oku in



      

Nenhum comentário:

Postar um comentário