terça-feira, 17 de abril de 2012


         Gente de fibra
              Ivo Ferreira

Há um cidadão que, percorre quase todos os dias da semana as ruas da cidade, em busca de jornais, de vários jornais, que amigos lhe enviam gratuitamente de diversas cidades, para ele ler.
Assim, recebe o Estadão, A Folha, a Folha da Região, o Jornal do Povo de Três lagoas, O Correio de Lins, O Imparcial de Andradina e O Liberal de Araçatuba.
Esse cidadão invulgar é o senhor Ivo Ferreira, de 63 anos, nascido e residente em Mirandópolis.
Seu Ivo costuma atravessar a cidade às segundas, quintas e sextas-feiras para buscar os jornais e todos os  dias, ele os lê e comenta algumas novidades da Região, do Estado e do Mundo com a família e amigos.
Todas as manhãs, ele toma um café no Bar do Rosalém, onde se reúnem esses amigos, com quem gosta de trocar idéias e notícias.
 Ivo começou a trabalhar em 1959, ainda criança, na Gráfica Paulista, que era dos sócios Idanir Antonio Momesso e José de Fátima Lopes. Nessa época, a Gráfica contava com onze funcionários.  
Criança ainda, sua responsabilidade era a faxina do local e abastecimento de água, que buscava na Casa Paulista da família Nakamura. Esta era dirigida pelo sr. Paulo Nakamura, irmão  do saudoso  e recém falecido sr. Hiroshi Nakamura. A Casa Paulista era um armazém que vendia de tudo, e era representante do Expresso Real Araçatuba. Nos fundos da loja havia um poço, que fornecia uma água potável saborosa, e todos os comerciantes iam  buscá-la  para o consumo.
Entretanto, a Gráfica sofreu uma cisão, com o Sr. Idanir montando uma Tipografia e o sr. José de Fátima  deixando  a empresa. Joaquim Alves, o mais antigo funcionário ficou com a Gráfica, tendo como sócios, os senhores Altino Lorena Machado e Gerson Gonçalves
Ivo Ferreira estudou no Dr. Edgar, no CENE Noêmia, no Colégio Comercial. Mais tarde, fez o Curso de Redação durante um ano, no Colégio Dom Epaminondas, em Taubaté.
 Ele queria aprender a redigir corretamente, porque nessa época, já trabalhava na Tipografia Santo Antonio, de Idanir Antonio Momesso, como gráfico. Sua função era cuidar da encadernação e do acabamento dos impressos. Tudo era feito manualmente. Era trabalhoso e exigia tempo, mas Ivo gostava do serviço, e procurava sempre dar o melhor de si
 A Tipografia lançou um pequeno jornal chamado “O Labor”, em que se divulgavam as notícias locais. A coluna social desse jornal ficou a cargo da professora Ebe Aurora Fernandes Marcos, e mais tarde  da professora Marilena Santana Correa Fernandes.  Elas desempenharam sua tarefa com muito esmero, e a coluna era bastante  lida por todos. A época era dos famosos bailes no Clube Atlético de Mirandópolis, e desfiles de Carnaval. Se não estou equivocada, a dona Mercedes Bafile Cheida também fez essa coluna.
E o sr. Ivo começou a escrever para O Labor, também. Como sabia sempre as últimas do esporte, ficou responsável por essa coluna. E em 1966, passou a escrever para o programa “Sábado nos Esportes”, da Rádio Clube de Mirandópolis. Suas notícias esportivas eram lidas pelos locutores Celso Vital e Laércio Lourenço. O programa divulgava as notícias de esporte de Mirandópolis e região.
Para a Rádio Clube escreveu até o ano de 2001. Perdeu o interesse porque, o esporte na cidade estava muito desorganizado, e não tinha o que escrever.
Também foi correspondente do jornal “A Comarca”, de Araçatuba, enviando notícias gerais de Mirandópolis e região. Essa tarefa ele cumpriu por dois anos. À época, o Diretor de “A Comarca” era o sr. Alcides Jorge.
 Na Tipografia Santo Antonio, o sr. Ivo trabalhou até 1995, quando se aposentou. Dessa época de gráfico que exerceu por décadas, lembra com saudades dos amigos e companheiros de Redação: José Imolene, Lourival Alves dos Santos, Sílvio Garcia Lima, Laerte Sorelli,  Sérgio Teixeira,  Luizão (de quem esqueceu o sobrenome), Mauro Betti e Irineu Antonio Mantovanelli, que está lá até hoje,  na Tipografia Santo Antonio, sob a direção  do amigo Chicão, filho do sr. Idanir Momesso.
Atualmente, o sr. Ivo vive com a mãe  de 84 anos, que continua  lúcida, e cozinha para todos. Na casa, mora também uma irmã e uma sobrinha. Vivem tranquilos, em harmonia.  Seu Ivo nunca se casou. Sua vida é a família, os amigos e os jornais.
Gosta de ler livros também. Já leu Castro Alves, Victor Hugo, José de Alencar e Jorge Amado. Seu hobby é enviar revistas e jornais para os amigos, que tem espalhados por esse Brasil. Assim, corresponde-se com o sr. Nircles Breda, com o Juiz de Direito aposentado Orivaldo Ruiz e outros.
Ivo Ferreira, um homem simples do povo, que construiu sua vida numa gráfica, e ficou ligado até hoje às folhas impressas, é um cidadão tranqüilo, uma reserva de conhecimentos, e memória viva da História de Mirandópolis.
Ivo Ferreira, homem feliz, sem ambições, é gente de fibra!
         
Mirandópolis, novembro/2011             Kimie Oku in       « cronicasdekimie.blogspot.com »

2 comentários:

  1. Belíssima! Crônica merecida.
    Ivo Preto ( hoje afro-descendente, coisa ridícula )nos conhecemos desde quando iniciou na Tipografia, pois esta ficava a poucos metros de onde eu morava - lembro-me até que o local que eles a montaram era antes as instalações do Banco Noroeste do Estado de São Paulo,S/A; na escola - estudávamos no Grupo Escolar Dr. Edgar; no futebol - começamos a jogar futebol de campo juntos no time infantil do Paulo Marchetti e treinávamos no campo de terra do antigo Kai-Kan; no comércio - ele na Tipografia do Idanir e eu no Bradesco nos víamos todo dia e, principalmente, a mais importante, na amizade, que é mantida até hoje e será eterna.
    Kimie, em homenagem a esse grande ser humano e sãopaulino roxo como eu, passo com ele (vide a foto de perfil), a ser seguidor do seu tão bom e bem elaborado blog.
    Obrigado pelo espaço e um abração.
    Canário.

    ResponderExcluir
  2. Digo sempre que, o que mais aprecio nesta vida é o ser humano. Não importa o tipo, a cultura, o tamanho, porque lá no coração guarda a verdadeira personalidade, que se revela de uma beleza incrível. Vejo o seu Ivo andando com uma bengala, e parando aqui e ali para falar com os amigos, sempre bem humorado e sem estresses - é uma lição de vida. Que bom que te deixou feliz, Canário! Muito obrigada por me seguir. Vou caprichar, porque os leitores estão ficando selecionados. Um abraço.

    ResponderExcluir