segunda-feira, 16 de abril de 2012

Gente de fibra - Fermina Moreno Rodrigues


                   
            Fermina Moreno Rodrigues


        A gente de fibra de hoje é uma mulher. Mulher forte, de 80 anos.
        É a senhora Fermina Moreno Rodrigues, que nasceu em Colina, estado de São Paulo.
        Veio para Mirandópolis ainda criança, e foi criada  no sítio, lá pros lados do Bairro Monte Serrat.Trabalhou muito, colhendo café e algodão.
        Quando era mocinha, seu pai resolveu mudar para a cidade. Então, dona Fermina e as irmãs passaram a trabalhar de domésticas, nas casas de moradores da cidade, para ajudar no orçamento da família.
        Casou-se com Francisco Moreno Raduik, de origem russa. Com ele, teve um filho que trabalha como Tecnólogo no Gasoduto, e uma filha que é  a companheira e protetora de toda hora. O marido era lavrador e trabalhou muito tempo, como Administrador da Fazenda Cachoeira e da Fazenda Acácia. Nessas fazendas, dona Fermina trabalhou como doméstica, estabelecendo forte vínculo com os patrões, que continuam amigos até hoje.
        Em 1985, após longos anos doente, seu Francisco faleceu, deixando-a sozinha.
        Dona Fermina trabalhou muito em sua vida. Cozinhava, lavava, passava e costurava, além de cuidar de seus dois filhos e do bem estar dos filhos dos patrões.
        Hoje, mora sozinha, mas a filha é seu anjo protetor, que nunca a deixa só. E o filho que mora fora, está sempre em contato. Tem ainda, três netos e dois bisnetos, além de um genro, que ama muito.
        Dona Fermina é uma mulher vitoriosa. Encarou a vida com coragem e determinação. É uma mulher feliz.
        Fermina Moreno Rodrigues, gente de fibra!
      
              Mirandópolis, julho de 2011.
                                        kimie oku

Nenhum comentário:

Postar um comentário