terça-feira, 17 de abril de 2012


       FOTO-HISTÓRIA  DE  MIRANDÓPOLIS

      Há pouco tempo que ingressei no mundo digital. Tinha receio  de mexer no computador, porque sou muito desajeitada e incapaz.
        Via as crianças digitando textos, e brincando de jogos, e ficava pasma de ver a rapidez, com que lidavam com as ferramentas do computador, navegando pela Internet, pesquisando sobre os diversos assuntos, imprimindo textos. E eu me sentia tão pequena, tão limitada e incapaz. E sentia inveja dos pequerruchos...
       Sempre que precisava, pedia prá minha filha e minha neta me socorrer. Até que ouvi: “Por que você  não faz um curso rápido, que dê as dicas básicas, para  lidar com o computador?” Percebi que elas estavam no limite, e  muito envergonhada, fui pedir a ajuda de gente entendida.
         E aí, aprendi a digitar textos, que envio pro Diário de Fato. É claro que apanhei muito; há tantos recursos que não conheci nos cursos de Datilografia, que fiz quando muito jovem. Há o “Caps Lock” para as maiúsculas, o Backspace e o Delete prá apagar os erros, há os controles de parágrafos e de espaços, há mil ferramentas que eu ignorava totalmente. Mesmo assim, fui engatinhando e explorando o mundo novo que se abria à minha frente. Há pouco tempo, aprendi a escanear fotos e inseri-las nos textos e, me senti vitoriosa.
         E consegui abrir um blogger para publicar meus textos. Hoje, após quatro meses, já consegui publicar 112 textos entre Ensaios de Literatura, Relatos sobre Ciranda,  Histórias de Gente de Fibra e Crônicas do Cotidiano.  E tudo isso me rendeu muita alegria, porque amigos têm lido meus textos, e o círculo tem aumentado dia a dia.
         Mas, a alegria maior estava reservada no Facebook. Ao ingressar nessa página, achei que era apenas um mural, onde as pessoas postam tudo que vier na “teia”. Separando o joio do trigo, porém, percebi que havia muito mais. Gente que cultiva a memória de sua cidade, que cultiva as histórias da brava gente de Mirandópolis, e as histórias de fatos importantes do passado. Amigos que, postam fotos antigas de Mirandópolis e trocam informações, de forma alegre e carinhosa. E aí, achei que havia uma mina de ouro, ainda não explorada.
     Há muito tempo que acalentava o sonho, de contar a História verdadeira de Mirandópolis, através de fotografias.       E andei solicitando ajuda de tanta gente. E teve gente que  foi indiferente, outras prometeram e ficaram só na promessa,  e teve  quem me disse: “Ele não vende, não dá, nem empresta prá ninguém”.  Resposta malcriada prá um projeto tão sério, me abalou de verdade. Pensei: “Vai morrer e levar as fotos junto?” E parei de incomodar as pessoas.  Eu levava tão a sério a empreitada, que cheguei a escrever “FOTOS ANTIGAS”, e a publiquei no Diário de Fato em novembro de 2011. Essa crônica teve mais de 500 acessos no “diariodefato.com.br”, e a publiquei também no meu blog. Percebi que, o que eu acalentava não era ideia vã. Havia mais gente, que pensava como eu, porque o texto teve forte ressonância em seus corações.
    E no “face”, percebi que as fotos antigas, dos amigos de Mirandópolis  despertam tantas trocas de informações, que pouco a pouco, vão montando uma linda crônica, relatando fatos vivenciados, por mirandopolenses, que moram em diversos recantos do Brasil. E senti que, todos nós estamos irmanados, no mesmo sentimento de paixão por esse pedaço de chão, por essa aldeia, que se chama Mirandópolis. E aí, me perguntei “Por que não juntar todas essas fotos num blogger, para formar o ACERVO DA FOTO-HISTÓRIA DE MIRANDÓPOLIS?”
Apelei pro Osvaldo Resler, que se aposentou recentemente, para levar essa empreitada prá frente.
       E enfim, ontem, o Resler abriu um blog, para contar a história desse povo da Cidade LABOR, através de fotografias. É um trabalho importante que o nosso amigo irá realizar, para deixar para a posteridade, todas as imagens que comprovam o nascimento, o desenvolvimento e a formação de nossa cidade, de nosso município.
         Todos os mirandopolenses poderão conferir as fotos,  acessando  “fotoshistoricasmirandopolis.blogspot.com.br"

        E quem sabe, você também poderá contribuir, enviando fotos raras, para enriquecer e tornar mais completa a obra, que ora se inicia?
         Taí uma boa ideia, não?

           Mirandópolis, 15 de abril de 2012. kimie oku in 
“crônicas de kimie.blogspot.com”

5 comentários:

  1. Dedico esta crônica aos amigos Osvaldo Resler,ao Jânio Frederico de Souza, ao Ulisses Silva Lacerda, ao Ademar Bispo, ao Silvio Golmia, ao Antonio Nunes Filho, ao Valdir Frigeri e aos demais que postaram fotos antigas de Mirandópolis no facebook, dando testemunhos de seu amor por esta pequenina aldeia chamada Mirandópolis.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Kimie, certamente iremos ajudá-la e ao Dinho no que estiver ao nosso alcance. Parabéns pela idéia!
    Da minha parte fico lisonjeado pela dedicação da crônica.
    Você, o Demá ( Ademar Bispo da Silva ) e o Lupa ( Lupércio Nery Palhares )já nasceram com o dom da verve fácil e, por isso, devem mesmo registrar aqui ou em livros aquilo que vem e estão registrados em suas memórias ( ou como queiram, na atualidade, no disco rígido ). Continue assim. Abração. (Ulisses/Lissinho/Canário)

    ResponderExcluir
  3. E assim, a História ficará completa: o Bispo, o Lupércio e eu fazendo os relatos escritos, e o Dinho coletando e postando as fotos. Não é um empreendimento e tanto? Andei por tantos caminhos e no atalho do facebook, achei a mina. Valeu a pena. Muito obrigada, amigos, a história de Mirandópolis está salva.

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Carmem, moro em Campinas, mas tenho tios em Mirandópolis, O sr José Maria e Isabel, eles falaram que vc pediu fotos antigas da cidade, tenho algumas e queria postar em seu blog, como faço? abraços.

    ResponderExcluir
  5. Carmen, é só enviar via e-mail para "dinho.resler@gmail.com" , que é o dono do blogger "fotoshistoricasmirandopolis.blogspot.com". E muito obrigada pela contribuição. Temos conseguido fotos inéditas, e estamos felizes porque a História de Mirandópolis será preservada. Quanto ao Dedé e Isabel, são nossos vizinhos de sítio, e ele foi colega de trabalho no Banco, e ela foi minha colega de Escola. Além disso, são meus parceiros no Grupo Ciranda. Eles são ótimos! Carmem, apareça um dia para conhecer a nossa Ciranda. Estou programando o 20º encontro para a próxima semana. Um abraço. kimie

    ResponderExcluir