sábado, 14 de abril de 2012


       Gente de  fibra - Joaquim Ferreira Leite


       Gente de fibra de hoje é o Sr. Joaquim.
         Joaquim Ferreira Leite de 75 anos nasceu no Bairro Água Limpa, em Araçatuba.
         Em 1957 casou-se com a senhorinha Adelina Teixeira, com quem teve sete filhos, dos quais três faleceram ao nascer. Uma filha deles é Auxiliar de Enfermagem num Hospital em Lins, um filho é Administrador de Metalúrgica em Campinas, e outro trabalha na Usina local. O outro filho faleceu em 1990, vítima de um acidente de carro, com apenas 24 anos de idade.
         Desde jovem, seu Joaquim trabalhou muito. Trabalhou em fazendas, cuidando de gado, retirando leite. Como lavrador, foi colono e meeiro no cultivo de café na 1ª e 2ª Aliança, no km. 20, km. 45, km. 47, km. 52, em Lavínia, e em Murutinga do Sul. Trabalhou muito em todas as atividades agrícolas, até os 27 anos de idade.
         Quando veio para a cidade, passou a trabalhar na Nestlé, como balanceiro de leite, que vinha das fazendas. Nessa atividade, passou a ter um dia de folga por semana, em rodízio, porque o leite vinha todos os dias, mesmo nos feriados e domingos. Era duro, mas o leite não pode esperar, e os funcionários tinham que trabalhar.
         Seu Joaquim ficou 31 anos nessa atividade, até aposentar-se. Mas diz que valeu a pena, porque com a aposentadoria, a Empresa lhe concedeu um seguro-saúde de primeira.
         Durante as andanças nas fazendas, o Sr. Joaquim e a dona Adelina fizeram muitos amigos. Dona Adelina tem saudades, do tempo que morou na roça, e levava marmita para o seu marido, junto com outras lavradoras. Com estas, aprendeu a fazer pão caseiro e outros quitutes.
         Hoje, já aposentados, driblam a solidão e as saudades do filho que partiu, participando de atividades Pró Idoso.
         Caminham, oram e levam uma vida tranqüila.
         Joaquim Ferreira Leite, gente de fibra!

         Mirandópolis, junho de 2011.
                            kimie oku
         
    
         
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário