segunda-feira, 18 de dezembro de 2017


         Recadastramento  
       

       De novo eu me esqueci de recadastrar...
     Só fui perceber porque não recebi a segunda parcela do 13º... Sim, sou desorganizada, alienada e confusa. Contas? Não gosto de fazer...
     E agora, sem o pagamento do mês que é reduzido e o restante do 13º, estou definitivamente ferrada.
   E de acordo com a orientação do SPPREVI, tenho que comparecer a um de seus Postos, comprovar que estou viva para fazer jus aos pagamentos... Porque para SPPREVI eu já não existo mais...
     Antigamente, não era assim. A Unidade em que trabalhava comunicava o falecimento do funcionário aos órgãos superiores através de um Ofício, e seu nome era retirado da lista dos ativos e dos pagamentos. Tão simples e tão prático. Mas...
     Um dia, alguém muito ladino e inescrupuloso resolveu tirar proveito do morto, recebendo seus honorários como se ele estivesse vivo... E com o advento da Informática, e o uso de um simples cartão tudo facilitou para isso se multiplicar sem controle. Bastava ter a senha do morto... E como sempre para controlar os desonestos, os corretos é que têm que pagar.
     E por essas e outras maracutaias, o cidadão vivo tem que provar que não morreu ainda para receber seus proventos. Eu sou uma dessas cidadãs, que todo ano têm que comparecer ao Banco e mostrar a cara e dizer: “Não morri ainda.”
     E isso tem que ser feito no mês do aniversário, com o prazo esticado para mais um mês. Se esse procedimento não for cumprido, adeus pagamento. E aí, tem que correr até um posto do SPPREVI, para ter sua vida financeira regularizada.
     Já é a segunda ou terceira vez que me acontece isso. Sou desligada? Sim, sou muito! E volta e meia me encontro em apuros pela minha desorganização e alienação. Mas, acho que mereço um desconto. Estou na fase de esquecimentos, pois já tenho 75 anos bem vividos, e as contas não fazem parte de minhas prioridades...
     Por isso, aqui vai uma sugestão bem simples: Nos caixas automáticos das agências bancárias poderiam inserir um memorandum, tipo: “Já fez o recadastramento?”
     Aposentados, que tal a minha sugestão?
     PS: Não me peçam nada para o natal dos pobres... estou a zero.
     
     Mirandópolis, dezembro de 2017.
     kimie oku in
     http://cronicasdekimie.blogspot.com.br/


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário