quinta-feira, 14 de dezembro de 2017


            Tiririca
     
      Tiririca é uma praga que nasce e se propaga descontroladamente lá na minha horta. É quase impossível acabar com ela, porque possui batatinhas que se esparramam e formam novas plantas.
      Acho que tiririca é uma das piores pragas para um horticultor, porque domina o espaço, suga os nutrientes e cresce a olhos vistos. O trabalhador pode capinar com dedicação e cuidado, que no dia seguinte, as daninhas já estarão despontando verdinhas pelo chão. Nem os mata mato (produtos industrializados para combater pragas) conseguem vencê-la. Assim como o picão e o carrapicho, a tiririca é quase indomável. Mas é bem mais temida porque a sua propagação é mil vezes mais rápida que do carrapicho e do picão. Todos os anos vivemos combatendo-a, sem sucesso...
      Temos no Congresso um Deputado Federal que se auto denominou Tiririca quando atuava como palhaço nos circos da vida.
     E recentemente, o Congressista Tiririca tomou uma atitude insólita. Depois de pregar várias vezes que estaria enojado com a corrupção na política, resolveu se aposentar. Disse que estava renunciando ao mandato, porque não aguentava mais a sujeira de seus dignos pares. Todo mundo achou a atitude muito corajosa e digna.
      Tiririca ou Francisco Everardo Oliveira Silva 52 anos, natural do Ceará foi um dos mais atuantes comediantes dos últimos tempos. Cantor, compositor e humorista fez sucesso com a música Florentina, que cantava com muita graça... E dominou as paradas de sucesso. E tal foi o sucesso que resolveram lançá-lo na Política. Foi eleito Deputado Federal duas vezes, com mais de um milhão de votos em cada eleição. E o Estado que o elegeu? São Paulo! 
Quando todos os cidadãos brasileiros ficaram estarrecidos de ter um palhaço no Congresso, de repente esse homem de quem pouco se esperava começou a se revelar. Passou a imagem de homem impoluto, incorruptível e denunciou as maracutaias[U1]  que ocorriam nos bastidores da Casa de Leis. Disse que recebera propostas de propina, e ficara enojado da política que acontecia ali. Conquistou o meu respeito e de outros...
E agora disse que deixava a política e saia do Congresso de cabeça erguida...
Mas depois de seu discurso final, arrematou com uma tirada que deixou todos os brasileiros boquiabertos. Na eleição de 2018 votaria no Lula, que foi o “melhor Presidente que eu conheci!”
Ora bolas, como é isso? Melhor Presidente? O homem que instaurou a roubalheira e a corrupção generalizada no país? Que fez da corrupção uma profissão de políticos, empresários e juízes?
Será que Tiririca sabe realmente o que está falando? Ou não sabe o que é corrupção? As palavras emocionadas de seu discurso não combinam com a sua decisão de votar no maior corrupto de todos os tempos.
Tudo farsa, tudo melodrama para se declarar “Cabo Eleitoral de Lula”. Coisa feia...
Tirica vegetal é uma praga...
Tiririca político é mais um palhaço que quer aparecer na Mídia.
Até os palhaços de profissão devem estar envergonhados dessa farsa, armada por um indivíduo que tentou se travestir de improbo, correto e confiável!
Nada confiável!

Mirandópolis, dezembro de 2017
kimie oku  in








 [U1]

Nenhum comentário:

Postar um comentário