segunda-feira, 4 de dezembro de 2017


    Reencontros e Despedidas
    

    
    De novo fui convidada para participar de um almoço de confraternização. A Regina Rosado minha amiga sempre insiste. Eu me sinto meio intrusa, porque sou da turma de 1960, que já completou 57 anos de formatura. E só fizemos o Reencontro de Jubileu de Prata, há 32 anos...
  Acabo cedendo às instâncias da amiga porque o grupo é de mirandopolenses e todos são professores formados em 1965, pelo CENE Noêmia Dias Perotti... E rever amigos sempre é muito bom.
     E lá fui eu para abraçar o pessoal.
    A maior surpresa foi ver a Sonia Ohashi, filha da querida e saudosa dona Maria Ohashi e do famoso taxista seu Zé Ohashi. Sonia está inteira e firme, e veio com amigos de Tupi Paulista. Falou-me de sua vida tranquila, com os filhos formados e pelejando pela vida. Perguntei de sua irmã Jane Ohashi. Com a ajuda da dona Maria criou o único filho que hoje é um cidadão buscando seu caminho. Que a Jane está aposentada como Professora de Educação Física, e empenhada em obras sociais como voluntária... Isso me deixou feliz, porque quando saiu daqui estava meio desnorteada... Sonia mora em Mogi das Cruzes e a Jane perto de Atibaia.
     Reencontrei o amigo Ademar Bispo, amigo de Escolas, por onde andamos pelejando com a educação. E amigo do Banco do Brasil onde atuou com o meu esposo. Jacira não se fez presente por firulas domésticas, o que deixou o amigo tristinho.
      Reencontrei a Noriko Seki, que conheci em outros encontros. Disse-me que sua família era da Primeira Aliança, e tem um irmão morando lá. E junto veio a Chizuru, amiga e ex vizinha da Regina Rosado.
 A Naoe Miyamoto, irmã do Shigueo Miyamoto, que trabalhou por décadas lidando com baterias de carros, lá na Rafael Pereira. Recentemente o prédio onde funcionou sua oficina foi demolido. Shigueo Miyamoto é casado com a Yoshimi Maruyama e residem aqui em Mirandópolis.
      Conheci o Raul Menez, moço de bonita estampa, que é irmão de Marcelo Menez e da Raulinda, que faleceu há anos ...
     Estavam presentes também as moradoras locais. Além da Regina Rosado anfitriã da festa, sua filha Simone, Tereza Veronese, Zilda de Lima, irmã da saudosa Aurelinda, Vera Lúcia Nakano e a convidada especial Regina Siminari.
      A alma da festa é e sempre será a Naoe Miyamoto. Sempre positiva, trouxe como mimo para todos, pequenos calendários enfeitados com origamis. Mesmo participando ativamente na condução do evento, falou-me dos problemas de saúde da família... Do irmão, da cunhada e das próprias mazelas...
      E percebi com pesar que, conforme os anos vão passando o grupo vai se reduzindo. Do grupo todo já faleceram seis companheiros. E atualmente, muitos estão com problemas de saúde e sem condições de efetuar longas viagens.
      Recentemente perdi uma amiga querida, também professora, com quem mantive amizade de aproximadamente 40 anos. Ela residia em Lavínia, e volta e meia eu ia lá tomar um café aos sábados, e passávamos horas conversando. Senti demais a sua partida, porque vivi na ilusão de que ela jamais partiria, tal era o nosso vínculo...
      Mas, somos mortais e a dura realidade de repente se faz presente, e é muito difícil retomar a rotina diária sem contar com a pessoa que partiu...
      A vida é assim mesmo. De repente, tudo muda e alguém parte para sempre. A morte é uma certeza absoluta e inexorável.
   Então, é preciso viver cada momento com sofreguidão, como se saboreasse a última taça de vinho... Viver com alegria, abraçando amigos e familiares e convivendo momentos com intensidade.
      Reencontrar amigos volta e meia é uma forma de driblar as tristezas das partidas e, usufruir mais um pouquinho da companhia uns dos outros.
      Assim como fazem a Regina Rosado e seus amigos professores
      E salve a Amizade!

     Mirandópolis, 25 de novembro de 2017.
     kimie oku in





Nenhum comentário:

Postar um comentário