sábado, 20 de abril de 2019


          
      Os cães herdarão a Terra?
Já há algum tempo, venho percebendo a preferência das pessoas pelos cães e gatos, em detrimento das crianças.
A cada dia, o número de pessoas que adota animais de estimação está crescendo. E não querem mais ter filhos. Isso é declarado e levam a sério a tarefa de cuidar dos bichinhos.
Fui criada com cães no sítio. Eram apenas animais de guarda, que dormiam ao relento e ao menor barulho ou movimento suspeito, alertavam os donos da casa. Comiam restos de comida, caçavam lagartixas e outros pequenos animais. Eram treinados para pegar os frangos que iam para a panela. Não deixavam nenhum animal suspeito se acercar da casa, menos ainda gente estranha. Enfim, eram os guardiães das casas. Banhos? Tomavam no açude, e não havia ração especial para eles. Nem eram vacinados. Ninguém se preocupava em lhes tosar o pelo. Como diziam eram cães vira latas, porque assim faziam procurando restos de comida.
Mas os tempos mudaram...
As pessoas passaram a ter cães, gatos, papagaios e outros passarinhos de estimação, para cuidar como membros da família. E na esteira dessa moda, apareceram os Cursos de Veterinária e as Clínicas, com as mil variedades de alimentos, vitaminas, roupas e brinquedos. Os bichos ocuparam o lugar dos bebês humanos.
E a moda pegou de vez. Passou a ser chique a madame ter um cãozinho todo escovado e enfeitado ocupando seu colo como se fosse um neném.
Não sou contra os animais. Cada ser vivente deve ter seu espaço. Mas, os cães e os gatos a princípio eram bichos selvagens, que viviam nas matas e comiam da caça que empreendiam para saciar a fome. Foram trazidos para casa para serem amansados, domesticados e servirem às famílias, protegendo-as.
Hoje existem cães guias de pessoas que não enxergam, cães farejadores que localizam malfeitores, cães que detectam drogas para os homens da Lei... E ainda existem os cães de guarda em número mais reduzido. A maioria dos cães de hoje são considerados filhos de pais humanos, e tomaram definitivamente o lugar de filhos e dos netos. A alimentação é cara e especial. Tem um regime diferente para cada raça, e periodicamente recebem vacinas, tosas e banhos.  Muitos têm tratamento médico, dentário e até psicológico. Definitivamente, eles recebem o tratamento que milhões de crianças no mundo nunca receberam...
Os animais são fiéis? São, sim! Mas gente também é. Quantos filhos bem criados  cuidam de seus pais velhinhos, com Alzheimer, mesmo que eles se tornem um peso, pela perda da memória, pela fraqueza do corpo e mesmo pela teimosia. Sim, há os ingratos também, é verdade. Mas, o homem não deve investir no homem? Quando no fim da vida, o homem estiver só, sem um filho ou neto, o que o cão amado e idolatrado poderá fazer por ele?  Acabará terminando seus dias numa Casa de repouso, com certeza...
Acredito que em menos de um século, a Terra será o reino dos gatos e dos cachorros. Haverá gente ainda? Sim! Gente para inventar alimentos miraculosos para manter seus pets saudáveis e felizes a vida toda. Nesse mundo não haverá crianças, porque estas dão trabalho, a educação está cada vez mais complicada, e os jovens são voluntariosos demais. Então, muita gente vai optar por um, dois cães ou meia dúzia de gatos, que não precisam estudar em Cursos caríssimos, que obedecem prontamente ao chamado dos donos, que não os abandona nunca... São fiéis e não traem a quem lhes dá carinho...
Mundo só de cães e gatos... Sem humanos.
Mas se o homem for extinto, eles voltarão para a selva e viverão como selvagens que eram no princípio dos tempos. E não haverá nenhum indivíduo para mudar o curso de sua história...
Em que curva do caminho, o homem deixou de amar a humanidade?
Acredito que nossa geração é a última que teve filhos, os criou e encaminhou na vida, fazendo o melhor por eles. Porque nossos filhos não querem mais ter filhos. Querem gatos e cachorros.
Onde foi que erramos?
Os pets herdarão o Planeta Terra?
Mirandópolis, abril de 2019.
kimie oku in






Nenhum comentário:

Postar um comentário