quinta-feira, 9 de maio de 2019


Dona Geralda
       No quarto ano, inauguraram o Grupo Escolar de Tabajara e pudemos terminar lá o Curso Primário.
       Havia quatro salas de aula, cada sala para atender a uma série apenas. Havia muitos alunos, que vinham das roças de café. Eu me lembro de alguns nomes: os Buscagim, os Basso,os Parmegiani, os Bácaro, os Barranco, os Martins Martins, os Zequini, os Muelas, os Tonhon, os Romanholi... E tantos outros que fugiram de minha memória...
       O seu Joaquim era o Servente e pau para toda obra. Os moleques o atormentavam sempre cantando: Seu Joaquim, quiririm, quim quim , da perna torta raratatá dançando valsa la la sasa... Ele corria atrás dos moleques e todo mundo dava risada....
      A dona Engrácia se afastou porque vieram professores efetivos nomeados pelo Estado. Lembro da dona Malvina, da dona Luzia Bernardes e sua irmã Terezinha. E para o quarto ano foi designada a dona Geralda de Almeida.
       Dona Geralda era uma mulata esguia, elegante, muito séria e competente. Tinha um corpo muito bonito e usava os cabelos amarrados no alto da cabeça.
Ela e as outras professoras passaram a ser pensionistas da dona Engrácia.
Com a dona Geralda parece que a minha mente se abriu, e conheci os fatos históricos do Brasil, os acidentes geográficos, as capitais brasileiras, a operar mal e mal com frações (sempre a Aritmética foi o meu ponto fraco).  Mas ela nos ensinou muita coisa. Era rigorosa e exigente. Tínhamos que decorar as tabuadas e as capitais brasileiras...
Fiquei tão emocionada com a festa de Formatura que ela promoveu.
Foi a primeira festa de formatura de Tabajara.
     Eu e minha irmã fomos com um vestido rosa de organza, cheio de fitas. Vestidos lindos que papai mandou uma costureira famosa confeccionar.
Fiquei tão grata à professora Geralda, que encabecei a campanha para comprar uma lembrança para ela, que iria embora de vez. E eu tinha apenas 10 anos! Fomos à Livraria e compramos um romance intitulado O Diabo Blanco. Era o único livro disponível. Até hoje não consegui localizar esse livro, para conhecer seu conteúdo. Espero que tenha sido de seu agrado...
Dona Geralda de Almeida por onde andará?
Mirandópolis, maio de 2019.
kimie oku in


Nenhum comentário:

Postar um comentário