quarta-feira, 1 de maio de 2019


                Memórias
      Após publicar as belas crônicas do senhor Varela, decidi também contar as minhas memórias. Só que minha vida nada tem de especial como a do amigo. Mas, vou registrá-las, para que fique para os meus descendentes...
Devo reconhecer que aprendi com ele a condensar meus textos para não ficarem longos e cansativos. Tem tanta coisa escondida em nossa memória, que só a gente sabe.
Vou começar com o primeiro dia que saí para ir  à escola.
Morávamos num sítio a 15 quilômetros de Lavínia (S.P.) perto de Tabajara e minha família era grande. Papai, mamãe e um monte de irmãos.
Pois bem, era fevereiro de 1949  eu ia à escola pela primeira vez.
Tinha seis anos de idade e minha irmã 8 anos.
A escola era rural na Fazenda Santa Emília, do senhor João de Paula.
E distava quatro a cinco quilômetros de casa.
Não consigo lembrar se estava ansiosa, feliz ou esperançosa.
Lá pelas seis e meia, saímos minha irmã e eu pelo carreador para pegar a estrada que distava um quilômetro mais ou menos. Alguns irmãos nos acompanharam até lá. Os irmãos foram trabalhar no cafezal e nós fomos até a reta, que era a estrada municipal de terra. Quatro quilômetros nos esperavam para chegar até a escola...
Demos alguns passos na estrada, quando um carro preto cheio de gente estranha parou ao nosso lado. Era um desses carros pretos da época, tipo um besourão negro que nunca tínhamos visto. E alguém perguntou alguma coisa... Minha irmã e eu viramos as costas e corremos de volta para casa. Chegamos sem fôlego, com muito medo.
Naquela época, havia ciganos circulando na região...
E papai havia recomendado que tomássemos muito cuidado.
Que eles roubavam crianças...
Hoje penso: E como deixavam duas crianças pequenas caminhar por quatro quilômetros para ir à escola? Sem nenhuma proteção?
Outros tempos...
        No primeiro dia, já cabulamos a aula...
Mirandópolis, abril de 2019.
kimie oku in



2 comentários:

  1. Oiiiii

    Quem era o TABAJARA ???

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, Ulisses. Acho que era um índio.... Não achei nada sobre ele até hoje.

      Excluir