sábado, 13 de julho de 2019


             Casas do futuro
       Ao analisar as transformações que ocorreram na sociedade com o advento da industrialização, me ocorreu que no futuro muitas coisas se tornarão obsoletas. As pessoas mudaram seus hábitos e permanecem em casa apenas para tomar banho e descansar. Já está ocorrendo.
      Se pensarmos bem, as famílias não terão mais cozinha porque comerão em lanchonetes, padarias e restaurantes. A rotina ficará assim: ao se levantar de manhã, o cidadão irá para a padaria próxima tomar café. Lá poderá escolher o que comer e o que beber. Lá mesmo verá o noticiário do dia, encontrará amigos e depois de um papinho se encaminhará para o trabalho. Quando chegar a hora do almoço, irá para a lanchonete e ou restaurante de preferência e resolverá a questão em pouco tempo, sem ter que ir até a casa, porque a maioria deverá trabalhar longe dela. Assim, evitará dirigir o carro no trânsito caótico, ou tomar um ônibus ou metrô. Ao encerrar o expediente, voltará para casa para tomar um banho e descansar. No dia seguinte tudo se repetirá.
       Então numa casa haverá com certeza uma sala de estar, um banheiro completo e quartos para os membros descansarem. Cozinha não terá vez. Fogões, geladeiras e panelas irão desaparecer. E por não precisar guardar mantimentos não haverá também uma despensa.  Como não haverá cozinha, não será preciso comprar gêneros alimentícios no mercado. E Mercado nessa altura estará condenada a desaparecer, com certeza. Os Restaurantes e Lanchonetes comprarão as mercadorias via Internet diretamente do produtor.
       Então como seriam as cidades? Essas fileiras de casas de comércio que abrem as portas todas as manhãs deixarão de existir. O espaço será ocupado apenas por padarias e casas de pasto ou restaurantes. O movimento acontecerá nesses pontos e em horários de café da manhã, almoço e jantar.
       A maior parte de serviços atenderá via Internet e será rápido e eficiente. Fisioterapeutas, mecânicos, médicos, professores atenderão nas casas e será sempre um atendimento personalizado. Padarias, açougues e mercearias entregarão os produtos nas casas, sem que o cliente tenha que ir até lá fazer o pedido. O que não deixará de existir são os carros, que atravancarão as ruas, os estacionamentos, as garagens... Até o homem descobrir um meio mais fácil de se locomover sem usar esses trambolhos imensos.
       Eu percebo que a sociedade está caminhando para um futuro assim. Talvez seja mais eficaz e economize tempo e dinheiro. Mas...
       Os japoneses costumam dizer que, para se manter unida uma família  deve partilhar pelo menos uma refeição diariamente com todos os membros. Porque nessa hora de saborear a comida decisões importantes são tomadas, e a comunicação é feita entre todos. Acabando isso, os laços irão se afrouxando e cada um viverá num mundo à parte.
Comer na padaria, na lanchonete, no restaurante ficará muito impessoal e a ligação familiar irá morrendo aos poucos.
No futuro, a família não terá vez.
Ainda bem que vou partir antes.

Mirandópolis, julho de 2019.
kimie oku in
http://cronicasdekimie.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário