sábado, 6 de julho de 2019


             O que é um Bazar?


        Com o fechamento do Bazar Americano, estive assuntando sobre o tema Bazar.       Afinal, o que é um Bazar?
       Bazar vem da palavra persa baha char, que significa “lugar de preços”, de acordo com o Google. E lugar de preços significa lugar de venda, de comércio. Porque as coisas de nossas casas não são marcadas por preços. Entre os muçulmanos, Bazar é um conjunto de lojas que se derramam pelas calçadas, onde são expostas mercadorias como vestidos, tecidos, colares, turbantes... Todos muito coloridos e bastante atraentes. É como uma imensa Feira de roupas.
       Nós aqui no Brasil temos um conceito diferente de um Bazar. Para nós, num Bazar não compramos roupas, nem tecidos, nem turbantes. Compramos brinquedos para crianças, jogos para adultos.
       Pensando bem, o Bazar conta a história da industrialização dos últimos cem anos e as mudanças de costumes que ocorreram na sociedade.
       Antigamente, tudo era manual e doméstico. As roupas eram confeccionadas nas casas e as famílias procuravam ter sempre uma costureira dentre os membros... Toda a roupa era confeccionada em casa. Lençóis, toalhas de banho, de mesa, calças, camisas, calcinhas, cuecas e até chapéus... Para isso eram necessárias linhas de carretel, de retróz, tesoura, agulhas e a imprescindível máquina de costura. Nessa época, a máquina de costura era um dos bens mais preciosos da família. Havia lojas que se especializaram em vender as máquinas Singer, Elgin, Pfaff e outras marcas famosas. Havia Escolas que ensinavam o corte e a costura e eram bem frequentadas. Com a criatividade, apareceram as fitas, as rendas e outras guarnições para enfeitar os vestidos. E os Bazares vendiam de tudo desde botões, colchetes, zíperes, alfinetes, tesouras, linhas, elásticos, todas essas miudezas. Eram as Lojas de Armarinhos, que vendiam os aviamentos necessários para o bom acabamento da peça a ser confeccionada. E com o advento do artesanato, começaram a vender novelos de linha Mercer Crochet, Clea e Anne para crochet, Linhas Moulinee e Âncora para bordados, novelos de lã, e barbantes...
       Mas de repente, surgiu o pret à porter, roupas feitas em tamanhos variados prontas para serem vestidas. E tudo mudou! As lojas de roupas pret à porter  marcaram o fim das costureiras e dos alfaiates. Ninguém mais queria se curvar diante de máquinas de costura, e ficar horas batucando para preparar as roupas. Era só ir à loja e comprar a peça que mais lhe agradasse. A variação era infinita e a indústria da moda pegou de vez. E assim, devagarinho, os Bazares perderam as freguesas costureiras que eram a sua garantia de sucesso. Para sobreviver, o Bazar começou a vender brinquedos. E brinquedo é um item que nenhuma família dispensa. E assim a loja sobreviveu. Brinquedos, jogos de armar, produtos de maquiagem, perfumes... Ultimamente, os Bazares têm vendido bolsas e mochilas escolares, além de malas e sacolas de viagem... 
        Mas, outro grande inimigo estava à espreita...
       Com o advento da era digital, a Internet dominou o mercado, as pessoas, as famílias. E recentemente tomou conta do comércio. É tão fácil comprar um produto sem sair de casa, que ele é entregue em casa, muitas vezes sem frete, e garantia de troca se necessário. E isso vale para qualquer lugar do Estado, do país e até em outros países. E isso está acabando de vez com o comércio em lojas. A compra é feita on line através de redes sociais, onde as mercadorias estão à mostra como numa vitrine, com todas as informações.
       Nem consigo imaginar o futuro dessas transações comerciais, mas uma coisa é certa! Casas de comércio estão definitivamente condenadas. Compra direta da fábrica, sem intermediários é o que está ocorrendo ultimamente. Até com bens maiores como carros e outros maquinários.
       De tudo isso concluindo penso que, o Bazar Americano do casal Minomi, a Casa Tietê da Família Ijichi e o Bazar Tietê da família Tanaka viveram uma época de ouro do comércio, pois com a renda da loja conseguiram estudar seus filhos, que se tornaram Médicos, Dentistas, Fisioterapeutas e outros Profissionais competentes, que estão atuando aqui e em diversas partes do país.
       Parabéns a essa gente valorosa que dedicou a vida inteira a servir a população!
      Bazar será sempre uma lembrança boa e colorida em nossos corações.



       Mirandópolis, julho de 2019.
       kimie oku in
http://cronicasdekimie.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário