quinta-feira, 18 de julho de 2019


          Sobre eclipse lunar e solar
       

      Nos primórdios dos tempos, quando os homens acreditavam que o trovão era a voz de Deus e as queimadas uma grande punição, reinava absoluta ignorância. Imaginem nessa época, o sol se apagar de repente e a Terra inteira mergulhar na escuridão como se fosse noite em pleno dia! Ou a lua ir se apagando aos poucos em noites de lua cheia...
Os povos primitivos inventaram lendas e mais lendas a respeito dos eclipses tanto lunar como solar. Os estudiosos daquela época sabiam que isso não passa de um fenômeno da natureza. Eles sabiam que a Lua ao se alinhar entre o Sol e a Terra provoca o eclipse solar, escurecendo a Terra.  Que a Terra se alinhando entre o Sol e a Lua provoca o eclipse lunar. E que as pessoas eram muito ingênuas e crédulas.
Quando eu era criança, meus pais costumavam dizer que ano de eclipse solar não é bom para as roças, para as hortaliças...  Que dá um reverso na produção e nada sai de acordo. Certo ou errado cresci com  essas ideias na cabeça.  
Há lendas e lendas no mundo inteiro sobre eclipses. Desde prenúncio de morte de monarcas, como presságios de desgraças e doenças, até monstros gigantescos que engoliam o Sol apagando a luz da Terra... Em contrapartida, os primitivos ofereciam pessoas vivas como sacrifícios para acalmar os deuses.... E na África diziam que a Lua de sangue se resumia numa grande briga entre ao Sol e a Lua. E para resolver essa questão, todos os homens deveriam fazer as pazes com seus desafetos. Seria ótimo se isso fosse verdade!
 Um dia, assisti a um filme coreano muito bem elaborado em que o monarca autocrático usa um eclipse solar para ameaçar os súditos.  Disse que apagaria o Sol porque tinha poder para tanto! Se os pobres vassalos amedrontados não cedessem às ordens determinadas, o Sol nunca mais voltaria.  É claro que por trás desse Rei havia astrônomos e estudiosos dos fenômenos da natureza, para garantir que o fato ocorreria. E o eclipse aconteceu, e o dia virou noite, e soprou um vento terrível, e as multidões gritavam e choravam pedindo a volta da luz... Quando toda a gente apavorada se rendeu à vontade do Rei, o Sol voltou à Terra. E todos acreditaram que o soberano era uma espécie de Deus ou Diabo... E nunca mais se rebelaram, sendo submissos até o fim...
Felizmente, as pesquisas provaram que os eclipses são apenas fenômenos naturais, como a chuva, o vento, o frio, ou o calor.

Mesmo assim, em alguns recantos perdidos neste vasto mundo, pessoas ainda acreditam no dragão engolindo o Sol.
Acreditem se quiserem.

Mirandópolis, julho de 2019.
kimie oku in


Nenhum comentário:

Postar um comentário