segunda-feira, 29 de julho de 2019


            Modernidades
       Ontem estávamos conversando sobre celulares e essas coisinhas modernas usadas na comunicação diária.
       Entre os inconvenientes de ligações fora de hora, na hora do almoço, do banho e das madrugadas foi comentado sobre a diferença de fuso horário  nas ligações entre parentes distantes...  E os inconvenientes maiores que ocorrem.
       Mas, uma verdade absoluta foi tirada de tudo isso.
     Os Celulares estão deixando os usuários totalmente desmemoriados. Ninguém mais guarda os números de parentes, de filhos, de vizinhos... Estão  lá na telinha, então é só dar um clic e pronto! A comunicação é feita, sem nenhum problema.  Foi comentado que esposos não sabem de cor o número dos respectivos... Imaginem de sogras, de tios, de médicos, de hospitais, de farmácias... Ninguém mais usa o cérebro para guardar números tão importantes.
       É que está tudo na memória do celular, e ninguém se desgasta mais guardando tantos números na cabeça. Mas, se a energia acaba e dá um black out total por um dia inteiro ... Aí, se estabelece o caos total. A  reserva de energia dos celulares se esgota e ninguém consegue falar com ninguém...  Imaginem tudo escuro, e você sem nenhum contato. 
       Isso sim, é um samba do crioulo doido.
      E outro problema mais grave acontece quando você perde o aparelhinho por derrubá-lo, por roubo ou por acidente. Você perde a sua memória e fica travado! Nessa hora, você percebe que não sabe nem o número da casa de seus pais, irmãos, amigos, fornecedores...  Os dedos procuram algo que não existe mais. Mais grave quando você usa um aplicativo para movimentar suas contas do Banco. E não memorizou a senha! Trava tudo e você fica sem ação. Aconteceu com uma pessoa próxima e ele endoidou.  Ficou totalmente perdido. Não podia pagar, não podia retirar o dinheiro, não podia conferir se os clientes haviam pago... Vendas travada. As senhas e os cartões são mais seguros.
Sei que atualmente o avanço na comunicação via celulares permite até conversar com ele, por meio de aplicativos. Você dá uma ordem e eles executam, tipo ligar para outras pessoas se o dono dos mesmos estiver numa situação de emergência. Isso é muito interessante e eficaz. Mesmo estando meio distante é possível que o celular ligue para a Polícia, para o Hospital, para o Resgate. É um milagre da comunicação.
Tudo isso é fantástico! Os robôs roubaram nossa memória, nossa capacidade de pensar, de acumular informações. E ninguém precisa mais decorar números da placas de carros, de contas de Bancos, de Registros de Identidade, de Cadastro de Pessoa Física ou CPF, nem endereços....
Só é preciso ter um aparelhinho que virou a extensão dos dedos e do cérebro. Eu ainda prefiro a minha memória, mesmo que ela falhe de vez em quando.
 O meu cérebro é o meu arquivo mais valioso.

Mirandópolis, julho de 2019.
kimie oku in


Nenhum comentário:

Postar um comentário