quarta-feira, 3 de julho de 2019


            Cuidar de idosos
       Ultimamente tenho visto cada encrenca por causa de filhos, que não querem cuidar de seus pais. Pais doentes e internados, e esses mal agradecidos relutam em estender a mão, em visitá-los, em passar um dia ou uma noite com eles.
       Por quê o ser humano é tão ingrato?  Por quê é tão frio?
       Na escola ensinamos que devemos amar e respeitar os pais, porque sem eles não estaríamos aqui. E durante décadas cultivamos as homenagens aos pais em maio e em agosto, com flores, cartões, presentes e festas.
       Hoje vemos os Hospitais com velhos abandonados, os Asilos abarrotados de gente triste que não recebe uma visita sequer...
       Sinal dos tempos? Materialismo puro? Falta de Religião? Ou Desamor mesmo? Madre Teresa de Calcutá disse que a pior doença do mundo era a falta de amor. E é verdade.
       Tem gente que diz: “Não gosto de hospitais!” E quem gosta? Lá só tem doentes e é um ambiente triste, onde pululam vírus e bactérias. E onde morrem os pacientes, volta e meia. Mas, alguém tem que fazer o trabalho sujo, e esse alguém tem que ser um filho, uma filha, mãe, pai, irmão... E a maioria das pessoas delega essa dura tarefa para aquele filho ou filha que tem mais sentimentos...  E nunca reconhecem o quão difícil é essa tarefa para a pessoa que se dispõe a fazê-lo.  Acham muito natural que o coitado se rale, e fique todo dolorido por dormir em cadeiras desconfortáveis como acompanhantes... Dormir quando o paciente lhe permite, porque muitas vezes o sofrimento e os gemidos do doente não lhe permitem nem cochilar. Um dia, essas pessoas alienadas também se encontrarão em situações de emergência, em que serão internadas.  Porque o destino de todo doente é o Hospital. E aí será a vez de ser cuidada por alguém. Será que alguém cuidará delas, se sempre foram omissas com a dor alheia?
       Felizmente, hoje há os acompanhantes e cuidadores que, mediante um certo valor se dispõem a substituir os familiares nessa dura missão. Mesmo assim, a vigilância de familiares é indispensável, para que o doente seja bem cuidado.  O home care também foi um bom avanço na sociedade moderna. Penso, porém que está havendo certo abuso em alguns casos de solicitação desse serviço. Gente que não quer cuidar do parceiro com Alzheimer, com mal de Parkinson...  Que me perdoem certos usuários do home care, mas acho que esse serviço deve ser para pessoas acamadas, para doentes terminais, para doentes sem mobilidade... Porque se todos começarem a exigir assim, metade da população mais jovem ficará a serviço dos pacientes... E quem irá trabalhar? Quem irá produzir e prover a sociedade?
       Tem gente que diz: “Não gosto de velório!”
       E quem gosta? Quem gosta de funeral, de cemitério?  Ninguém gosta de ver o outro sofrendo, chorando, gritando de desespero. Mas, é preciso ser solidário, estender a mão para quem chora, dar-lhe um abraço para partilhar a sua dor, porque a nossa vez chegará também. E quando tivermos que velar alguém da família, esmagados pela dor da perda, certamente gostaríamos de ter um ombro amigo para nos consolar.
       A vida está repleta de dores, de mágoas, de tristezas. E a nossa missão é sempre tentar diminuir isso e confortar quem sofre.
       Seria ótimo se tudo fosse bonito, só festas e flores, não?

       Mirandópolis, junho de 2019.
kimie oku in



Nenhum comentário:

Postar um comentário