sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020


臣道連盟Shindo Renmei 

    
     A Segunda Guerra Mundial foi entre os países Aliados: Estados Unidos, Inglaterra, França e Rússia contra os países do Eixo: Alemanha, Itália e Japão. O Brasil estava fora dessa briga internacional, mas os alemães afundaram quatro navios mercantes brasileiros e não deu outra, o nosso país se alinhou com os Aliados. Ora, estar com os Aliados significava estar contra o Japão.
     E o mais estranho é que essa guerra lá no Pacífico provocaria uma guerra entre os imigrantes japoneses radicados aqui no Brasil.
   Inicialmente afetaria bastante a relação dos brasileiros e dos japoneses aqui residentes, porque o Brasil e o Japão estavam em posições contrárias. Além disso, muitos jovens foram convocados pelo Império Japonês, para os campos de batalha. Eles partiram para a terra natal, deixando aqui muitas famílias apreensivas. O medo pairava no ar entre os japoneses.
E o Presidente Getúlio Vargas baixou Leis duras restringindo a liberdade dos imigrantes italianos, japoneses e alemães: era proibido conversar na língua materna, eram proibidas reuniões sob qualquer pretexto, suas armas foram confiscadas e a polícia estava sempre de olho para evitar manifestos e levantes.
Um conflito mais sério ocorreu em Tupã, interior de São Paulo entre japoneses e policiais brasileiros, que quase resultou no assassinato de um Cabo.  Havia uma festa e policiais foram conferir. O Cabo que comandava o grupo mandou os japoneses encerrarem a reunião, pensando que estavam tramando algo. O Cabo recolheu a bandeira do Japão e a pisoteou com botas sujas... Os japoneses ficaram furiosos. Foram à Delegacia com intuito de matá-lo, mas foram presos. A comunidade nikkei ficou  revoltada pelos maus tratos dispensados aos japoneses. Já havia acontecido muitos incidentes a propósito do Regime de Exceção... Foi então que o senhor Junji Kikawa de 67 anos, ex Coronel do Exército Imperial Japonês, resolveu criar em 1942 uma Associação de caráter nacionalista, lá em Tupã... Essa Associação recebeu o nome de Shindo Renmei, ou Caminho dos Súditos (do Imperador) e seu objetivo era unificar a Colônia Japonesa em torno do Yamato Damashii, ou Espírito Japonês. Tinha o objetivo de fortalecer a colônia.
Inicialmente teve o propósito de unir os mais de duzentos mil japoneses que aqui moravam. Todos os japoneses queriam que o Japão ganhasse a guerra, pois era a sua Pátria, sua terra natal. Mas, toda a comunicação com o Japão estava proibida, não havia cartas nem jornais para relatar o que estava acontecendo do outro lado do mundo. Agências americanas e brasileiras começaram a divulgar que o Japão havia se rendido após os ataques a Hiroshima e Nagasaki. Os chefes da Shindo Renmei não admitiram essa derrota e passaram a soltar panfletos que pregavam a vitória do Japão... Alegavam que as notícias eram mentirosas e quem acreditasse nelas era executado. Japoneses matando japoneses! Seus membros jamais duvidaram da vitória do Japão. E quando o Imperador Hiroíto fez a declaração de rendição em 1945, eles não acreditaram e começaram a divulgar notícias falsas sobre o fim da guerra. Acredito que o Imperador e os Dirigentes lá do Japão nada sabiam sobre a ação da Shindo Renmei, e estavam inocentes de seus crimes... Mas aqui formaram-se dois grupos, o Kachigumi  comandado pela Shindo Renmei que acreditava na vitória do Japão e o Makegumi que sabia que o Japão perdera a guerra.  O poder de coerção da Associação era tão forte que quase 90% acreditava em suas mentiras. Diziam que os americanos estavam invertendo a situação, que o Imperador mandaria navios buscarem os imigrantes para voltarem ao Japão. Muita gente vendeu seus bens a preço de banana e foram para Santos, à espera desse navio, que nunca chegaria... 
Lembro que nessa época se falou muito que Fulano era “haisen”... Haisen era o termo que classificava os makegumi, porque significa “perder a guerra”. Inicialmente papai foi dos kachigumi e condenava os haisen... Mas, percebeu que estava errado. Enquanto isso o grupo da Shindo Renmei passou a executar os “haisen” ou makegumi que não queriam aderir ao grupo. Japoneses matando japoneses por causa de um fanatismo exacerbado. Na época havia muitos japoneses criando o bicho da seda, que era exportada para os Estados Unidos. Então, os fanáticos da Shindo Renmei passaram a atacar as firmas que recebiam os casulos de seda, e os enviavam para São Paulo. Em Pereira Barreto e em Guaraçaí botaram fogo nessas instalações, alegando que o fio de seda era usado para confeccionar os paraquedas para invadir Japão...  A violência e os atos terroristas aconteceram em Bastos, Osvaldo Cruz, Marília, Tupã, Penápolis, Cafelândia, Araçatuba, Guaraçaí e na capital São Paulo. Os tokottais chegavam nas casas das pessoas que comentavam sobre a derrota do Japão, e as executavam com tiros de revólver ou com espada, chamando-as de traidores... A coisa foi num crescendo incontrolável durante 13 meses, que o governo de Getúlio teve que intervir. Mais de 30 mil imigrantes foram presos, pois haviam assassinado 23 e ferido 147 patrícios...
Foi a página mais desonrosa da história dos Imigrantes Japoneses no Brasil e até hoje, ninguém gosta de comentar sobre isso. Alguns seriam deportados para o Japão, mas isso nunca aconteceu. Os chefes da Shindo Renmei ficaram presos por dez anos, e mais tarde anistiados por Juscelino Kubitschek.
Há vinte anos, o jornalista Fernando Moraes produziu um livro cheio de depoimentos de gente que sofreu ou foi vítima da Shindo Renmei. O livro se chama “Corações Sujos” e foi publicada pela Cia das Letras em 2000. Sua leitura é dolorosa demais para qualquer descendente de japoneses. Eu me lembro que um dicham parente nosso leu esse livro quando tinha uns oitenta anos, e chorou muito...
Tudo isso foi o resultado de idolatria exacerbada que os antigos japoneses cultivaram ao longo dos séculos. Idolatria para com o Imperador, que diziam ser divino. Foi necessária uma guerra terrível, foi necessário o holocausto de Hiroshima e de Nagasaki para o povo tirar as vendas dos olhos.
Japão atualmente é uma Monarquia democrática e o Imperador com poderes limitados é o Símbolo de Unidade do Estado e do Povo. Mas quem governa mesmo é o Parlamento. Seus representantes são eleitos pelo povo.
O que Japão aprendeu com a guerra?
     Que nenhum país pode viver isolado.
Que a guerra é o pior caminho para resolver problemas de relações internacionais.
Que o Imperialismo absoluto não é capaz de tornar um povo feliz.
E que a divindade era pura fantasia.

Mirandópolis, fevereiro de 2020.
kimie oku in






Nenhum comentário:

Postar um comentário