sábado, 17 de dezembro de 2011

              LIXO

     Quando Deus fez o mundo, só havia água límpida, com sua fauna variada. As florestas verdejantes eram habitadas por infinita espécie de bichos.  O céu era azul, enfeitado por nuvens brancas... e reinando sobre tudo isso, o Sol, que iluminava a Terra e garantia a vida.
     Tudo era belo e simples.
     O Paraíso perfeito.
     Mas, Deus criou o homem.
  Na verdade, não sei qual foi o propósito da criação da humanidade. Penso que Deus achou  perfeita demais a sua obra e, resolveu pôr nela um cupim (o homem), para ver sua atuação nesse paraíso.
    A Bíblia prega que o homem foi criado à semelhança de Deus, para reinar no mundo.
     Será???......
   Se compararmos o homem com os demais seres, concluiremos que, ele foi a pior criação de Deus.
    Todos os bichos que vivem na água, na terra, nos ares, cumprem o seu papel tranquilamente, sem agredir o ambiente e, sem destruir os demais inutilmente.
    O homem, não.
   Ele cospe no prato que come, destrói o solo que lhe dá o  sustento, tornando-o tão deserto, que nem carrapicho nasce mais. Ele envenena a água que bebe, o ar que respira...
    Não satisfeito com esse afã, de destruir tudo que é bom e gratuito, o homem passou a produzir lixo.
    Não um lixinho qualquer, que caiba numa sacolinha. Mas, lixo em escala monumental – a indústria em nome do lucro imediato, está produzindo  coisas demais para a sociedade consumir : carros cada vez mais velozes e super equipados, eletrodomésticos tão avançados, que tornam ultrapassados os adquiridos há um ano, móveis, máquinas, drogas, armas mortíferas, telefones celulares e toda a parafernália de  computadores e seus acessórios...
   E para convencer o consumidor  a adquirir o novo, lhe enviam uma infinidade de propostas em forma de cartas, de folhetos, panfletos, cartões de crédito que no final, acabam se transformando em lixo. 
   Mesmo numa pequena compra, o consumidor acaba levando junto com o objeto comprado, um pouco de lixo em forma de cartões, folhetos, sacolas...
   É preciso atentar para a realidade – até onde vamos entupir nossas casas, nossas ruas, nossas estradas, nossas vidas com lixo? 
 Que tal começar a controlar o impulso de adquirir, adquirir, adquirir numa ponta, porque do outro lado da esteira, a indústria está produzindo mais, à medida que se vende, aliás, à medida que se espera vender.
    E todos nós, participando dessa dança do consumismo, estaremos ajudando a produzir mais lixo, para sujar o mundo.
  Chegará uma época em breve, que este planeta deixará de ser habitável.
   E tudo por causa de uma criatura dotada de inteligência, que Deus criou – “o homo sapiens”, que deixou de ser tão  “sapiens”  para ser o “homo faber” de lixo.

           Mirandópolis, 23 de fevereiro de 2011.
                                   Kimie oku
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário