segunda-feira, 26 de dezembro de 2011


RECADO  PARA QUEM  NÃO  ENXERGA

É claro que, quem não enxerga não poderá ler este recado. Mas, alguém poderá transmitir a ele ou a ela.
A Biblioteca Municipal Profª Silvina  Viana Falaschi, de Mirandópolis tem em seu acervo, um material de literatura para cegos. São CDs. contendo romances famosos da Literatura Brasileira.  As histórias são em áudio, lidas por um ledor de voz clara e firme, e narradas, capítulo a capítulo. Os títulos são:
A Cidade Ilhada de Milton Hatoum,
O Cortiço de Aluísio de Azevedo,
Vidas Secas de Graciliano Ramos,
Capitães de Areia de Jorge Amado,
Memórias de um Sargento de Milícias de Manuel Antonio de Almeida e ainda, o
Dicionário Michaelis Inglês/Português.
Na verdade, são livros falados em C.D.s,  produzidos nos estúdios da Fundação Dorina Nowil para Cegos, e levam o carimbo “para uso exclusivo de deficientes visuais”
Poderão, no entanto, ser utilizados também por pessoas, cuja visão não permita mais, uma leitura continuada de livros.
Além desses CDs. , a Biblioteca recebeu ainda,  livros de Literatura Infanto- Juvenil em Código Braille. São livros ilustrados, que o leitor poderá ler pelo tato,  e mesmo que não  conheça o Braille, pedir que alguém os leia em voz alta.
São livros muito bonitos, que poderão proporcionar momentos de encantamento, a quem não dispõe  de nenhum recurso para o seu lazer.
Os títulos são:
O Umbigo   de João Proteti,
Quero ser Rico de Álvaro Modernell  e
A Dança das Cores de Luís Pimentel.
Ultimamente, fala-se muito em inclusão social e, sabemos
da limitação dos cegos, para se inserirem na sociedade. Mesmo tendo a deficiência visual,  todos querem ser incluídos, porque
a ausência da visão não torna ninguém anormal. E no mundo competitivo de hoje, é preciso preparar o cidadão com todos os recursos disponíveis, para garantir sua sobrevivência.
E um dos recursos imprescindíveis é a cultura.  Mesmo                                   a  própria fundadora do Instituto, Dorina Nowil  foi um exemplo de mulher buscando conhecimento, e dedicando-se a proporcionar cultura e lazer às pessoas limitadas, como ela.
Hoje, com o avanço da tecnologia, é possível proporcionar um pouco mais de lazer às  pessoas que, por uma predestinação, foram desprovidas do poder de enxergar.
Cabe às famílias, abrir o caminho e estabelecer a ligação de seus entes queridos, com a Biblioteca.
Todo o material acima citado está  à disposição na Biblioteca Municipal profª  Silvina Viana Falaschi,  à rua João Domingues de Souza nº 239, Mirandópolis – fone 3701 3605.
Que os recursos sejam úteis e não fiquem esquecidos nas estantes. E que este apelo não seja ignorado pelos que enxergam.

Mirandópolis, 26 de dezembro de 2011.
Kimie oku

Nenhum comentário:

Postar um comentário