sábado, 17 de dezembro de 2011

RADIOATIVIDADE


  
                                    Há uns                trinta anos,     aconteceu 
       um fato em Goiânia,   que    deixou  os  brasileiros   de                                                                                                           cabelos em pé.
Num ferro velho, crianças acharam uma cápsula aberta de um aparelho de radioterapia. No interior dele, havia um pó que brilhava.
Atraídos pela luminescência, crianças e adultos tocaram no pó e o passaram no corpo, brincando...
O pó era o Césio-137, altamente venenoso. E foi manipulado a céu aberto, na maior inocência, encantando todo mundo, porque o pó não tinha cheiro, e parecia inofensivo.
Mas... logo apareceram os sintomas de envenenamento: náuseas, vômitos, tonturas, diarréias... algumas pessoas morreram e, outras ficaram irremediavelmente doentes.
Quando o fato foi revelado, realizou-se uma operação de guerra, para descontaminar Goiânia. E os objetos contaminados foram enterrados, com a devida proteção, no Estado do Pará.
O que é Césio-137?
O Césio-137, o Urânio-235, o Cobalto-60, o Tório-232 são metais pesados, fisicamente instáveis ou radioativos. Eles são como uma matéria viva, porque estão sempre em desintegração ou decaimento. Essa desintegração ocorre com a liberação de energia, através de ondas magnéticas ou partículas subatômicas, em altíssima velocidade.
É o que chamamos de radioatividade.
A radioatividade foi descoberta pelo francês Becquerel, quando estudava os efeitos da luz sobre os materiais fluorescentes, como o urânio.
E o casal Pierre e Marie Curie comprovaram que, o polônio e o rádio são muito mais radioativos que o urânio.
Existem 3 tipos de radiação emergente no interior dos átomos: alfa, beta e gama.
Os raios alfa, eletropositivos são altamente energéticos, de baixa penetrabilidade, e fáceis de serem detidos.
   Os raios beta, de carga negativa ou positiva, são menos energéticos e, têm maior poder de penetração. São necessárias lâminas especiais para isolá-los.  
   Os raios gama têm energia e, capacidade altíssima de penetração, o que dificulta a manipulação. São difíceis de controlar e, só podem ser barrados por espessas caixas de aço.
A descoberta dos raios energéticos, que também emitem feixes luminosos, levou os cientistas a utilizar alguns metais pesados, para produzir luz e eletricidade.
E assim foram criadas as usinas nucleares, que estão espalhadas por todo o planeta, proporcionando conforto e bem estar, para toda a humanidade.
Elas foram amplamente adotadas em países que não possuem recursos hídricos, para produzir eletricidade. O Brasil, abençoado por tantos rios, não precisa de usinas nucleares.
        A radioatividade é aproveitada também em outros setores. Na medicina, os aparelhos de Raios X e de Tomografia detectam más formações nos organismos humanos e animais; os raios Laser eliminam ou extirpam tumores...salvando vidas. As Microondas são utilizadas universalmente, tanto na cozinha, como em pesquisas cientificas na bioquímica, na agricultura e na ecologia.
Enfim, a radioatividade traz muitos benefícios. Porém...como os elementos que a produzem, como o Césio e Urânio são instáveis, é muito  difícil de controlar.
O fogo é um fenômeno natural e assustador, mas pode ser apagado por abafamento com a terra ou por água. Apagou, acabou... não há consequências.
Mas, a radioatividade não.
Como o núcleo do metal está em constante desintegração, emitindo raios e partículas, nada consegue parar o processo, a não ser por resfriamento.
E essas partículas, em níveis elevados, causam sérios problemas aos seres vivos, desde cegueira, a doenças cancerígenas, levando-os  até à morte.
A radiação joga micro-partículas no ar, que a chuva lança para o solo, para o mar. Quando absorvidas por animais e plantas, acaba intoxicando e envenenando-os.
O homem é um ser inteligente.
Desde Einstein, até hoje, muita coisa mudou. O átomo que fora considerado a menor partícula do elemento foi desintegrado. E atualmente, as usinas nucleares estão a todo vapor, graças a isso.
Mas...o homem por mais sábio que seja, não possui a chave para controlar fenômenos. Terremotos, tsunamis e radioatividade, quem pode impedi-los?
Ninguém possui ainda o conhecimento suficiente, para lidar com a poeira estelar,  que formou o nosso planeta.
Parafraseando Shakespeare:
"Há mais mistérios entre o céu e a terra, do que supõe a nossa vã filosofia."
Que o homem tome consciência disso.

Mirandópolis, 05 de abril de 2011
                   Kimie oku
 (obs.: crônica escrita em razão do desastre de Fukushima ,  Japão
            em março de 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário